14 de set. de 2009

Meu bem, me perdoe, mas ninguém entra num jogo sem saber as regras. Nuvens de fumaça me habitam com um monte de barulhos ao fundo, como fábricas, como a cena da capa do Animals. É ruidoso mas nem é ruim. São coisas acontecendo por dentro e, lá dentro, me divirto muito. Olhando nos olhos eu sei em quem eu posso confiar. Os que olham lá no fundo, com olhos de maldade, são os mais puros. Os que sabem realmente se divertir são os que sabem o sentido das coisas. E o sentido é esse: conhecer a grande piada que é a bolha em que vivemos.
É preciso muitos alfinetes nos bolsos.

Um comentário:

Ellen disse...

Não fale assim, t. A vida não é uma piada, oh não, piada não. Todos devem se amar e valorizar, e acima de tudo: devem se levar a sério. Um escritório cheio de pessoas sérias e dedicadas: oh, que visão do paraíso para o justo patrão.

Por vinte anos me levei a sério, mesmo sem saber quem eu era, deveria ser uma pessoa respeitosa e séria - é assim que todos devem ser.
Mas um dia tu descobre que grande piada que é tudo isso e como todos se levam a sério e se admiram. É assim: um dia tu acorda e descobre. coisa engraçada.

Eu e meu amigo R. trabalhamos na mesma empresa durante algum tempo, e foi lá que nos demos conta da ironia e da violência que é tudo isso. Descoberta a piada, começamos a nos ridicularizar cada vez mais em frente às pessoas sérias. elas, claro, acreditavam em todas as coisas mais estúpidas que dizíamos sobre nós mesmos - e assim é até hoje. Ainda ontem fizemos isso, e todos sempre acreditam porque esperam que tu se leve tão a sério como eles próprios se levam. talvez seja apenas a diversão doentia de duas pessoas que resolveram encarar a piada como uma piada de fato.
Hoje publiquei um texto que R. me mandou e fala mais ou menos sobre isso.

Sabe, quando eu era criança tinha medo de cumprimentar pessoas. Mas eu passava por ti e cumprimentava, tu: a outra garota quieta.
Hoje descobri que tu também sabia, também via a alma das pessoas através dos olhos. é sempre melhor não precisar falar, mesmo que as máquinas e a fumaça não parem nunca, que fique tudo ali dentro: é melhor.

Tenho uma camiseta com aquele porco de plástico do Animals estampado, um grande porco de plástico. Veja que vida engraçada, as coincidências de um final de semana estranho e chuvoso me fizeram falar contigo.